segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Copa pelo Rio Grande mobiliza 290 municípios em 16 encontros

Com a proposta de estimular ações dos municípios para participarem de forma mais efetiva da Copa do Mundo, a secretaria extraordinária da Copa 2014-RS realiza o programa “Copa Pelo Rio Grande”. Em 16 encontros, mobilizou mais da metade do Estado, reunindo 290 municípios.

O secretário Paulo Odone destaca a finalidade do programa. “O objetivo é fazer com que as cidades criem condições para sediar treinos e receber seleções em pré-temporada, na fase de aclimatação, ou abrigá-las durante a Copa. Também queremos promover o turismo regional, viabilizar espaços para as Fan Fests, implementar centros de treinamento e preparar e divulgar "portfólios" dos municípios, entre outras ações”, ressalta.

O primeiro encontro aconteceu em Canela, em 14 de setembro. Depois, passou por Caxias, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Passo Fundo, Erechim, Novo Hamburgo, Pelotas, Barra do Ribeiro, Capão da Canoa, Estrela, Canoas, Montenegro e Gravataí. O próximo encontro está previsto para início de março, em Santo Ângelo.

Prefeitos, vereadores, empresários e a comunidade local participam das palestras do secretário a fim de saber como seu município poderá fazer parte do mundial em 2014 no Rio Grande do Sul. Os municípios interessados já estão se mobilizando na criação de portfólios para atrair turistas. “Durante a Copa do Mundo na Alemanha, de cada 10 turistas que entraram no país, apenas quatro foram aos estádios acompanhar os jogos. Os demais circularam fazendo turismo no país. Nós queremos que esse contingente de turistas permaneça aqui no Estado”, declara Odone.

Matéria para o site do Estado do RS. Escrita por Nathália Ely e Christiane Casapiccola. Edição: Douglas Ceconello

Nenhum comentário:

Postar um comentário