quinta-feira, 17 de março de 2011

Lutas: reflexão sobre violência e respeito ao próximo

Há poucos dias, vimos a notícia da morte de um pugilista tido como esperança de medalha olímpica para o Brasil em 2016. Uma reportagem no Globo Esporte desse domingo (13/03) mostrou que outro lutador de boxe é símbolo de superação em um país pobre e devastado por um terremoto, o Haiti.

Dos dois exemplos, tiramos que boxe é uma luta, não uma briga. Às vezes, relacionamos as lutas com violência e consideramos apenas como brigas. Mas não é bem assim. Um estudo das professoras de educação física, Tathiana Ely da Silveira e Fernanda T. K.Trusz e do professor Renato D.Trusz mostrou que o desenvolvimento do conteúdo lutas na educação infantil provoca o aprendizado de diversos valores, como o respeito ao adversário, ao limite, à técnica.

“Brincar de luta desenvolve os fatores físicos e, ao mesmo tempo, exige um grande esforço cognitivo (formulação de estratégias). O fator afetivo e social também é exaltado, podendo ser observado que os alunos desenvolvem a auto-etima, o autocontrole e a determinação.” (FERREIRA, 2006, p.42 in Aplicação do conteúdo lutas da Educação Física fundamental na educação infantil: um relato de experiência.)

Desse modo, promover o conteúdo lutas na educação infantil promove ainda a reflexão sobre a violência como também sobre o respeito e a ajuda ao próximo. A experiência dos professores foi realizada com 14 crianças de 5 a 6 anos de idade, sendo 8 meninos e 6 meninas, uma delas com Síndrome de Down. Aplicaram na prática os seguintes conceitos:

“As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ataque e defesa” (BRASIL, 1997, p.47) ou ainda a de Breda ET AL (2010 apud Pucineli 2004) que diz ser a luta “uma relação de oposição geralmente entre duas pessoas, na qual realiza-se uma ação (toque ou agarre) com o objetivo de dominar a outra, dentro de regras específicas.”( PUCINELI, 2004, p.35)

Durante alguns dias de aulas, aplicaram diferentes exercícios.

Os procedimentos adotados e os resultados adquiridos: no próximo post… até!

Vamo que vamo!

Fonte: TRUSZ, Fernanda T. K., TRUSZ, Renato D. , ELY da SILVEIRA, Tathiana. Aplicação do conteúdo lutas da Educação Física fundamental na educação infantil: um relato de experiência.


www.travinha.com.br/blogs/superacao em 13/03/2011

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