quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Estado apresenta as experiências trazidas da Copa 2010

O Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 e a Brigada Militar, apresentaram, nessa sexta-feira (16), os relatórios das atividades desenvolvidas durante a Copa 2010 na África do Sul. O secretário extraordinário da Copa 2014, Eduardo Antonini, mostrou os resultados do projeto “O Rio Grande te Espera” e o coronel João Carlos Trindade Lopes apresentou a experiência da Brigada Militar. Os presidentes do Inter, Vitório Píffero, e do Grêmio, Duda Kroeff, e o representante da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Odone, prestigiaram o evento.

Durante os quase vinte dias em solo africano, a equipe da Secopa RS visitou quatro sedes, conheceu cinco estádios e sete fan fests (incluindo três não oficiais). A distribuição dos materiais do Estado e dos municípios aconteceu em mais de 12 pontos diferentes das sedes visitadas (estádios, shoppings, praças, fan fests, etc) e atingiu mais de 40 nacionalidades. Em agendas oficiais, a Secopa RS cumpriu mais de 10 com governantes locais e membros da FIFA, além de contatar 22 delegações.

O secretário extraordinário da Copa 2014-RS, Eduardo Antonini, salientou que no período despendido na África do Sul, a delegação gaúcha aproveitou para trazer experiências referentes à realização do Mundial. “Nós procuramos observar e aprender de que forma a África do Sul se preparou em termos de estádios, mobilidade urbana, segurança e a questão da imprensa”, disse o secretário. Antonini ainda ressaltou que muito dessa observação deve ser transmitido através de seminários e eventos a serem realizados pela Secretaria da Copa RS, para que se desmistifique um pouco das exigências da FIFA e se possa compreender em quais setores Porto Alegre e o Estado precisam investir e melhorar. Na oportunidade, os presidentes da dupla Grenal entregaram documentos com pedidos ao Governo do Estado.

Enquanto o projeto da Secopa RS teve como principal objetivo encontrar empresas e operadores de turismo para oferecer os destinos turísticos do Estado aos visitantes em 2014, além de prospectar seleções que possam se hospedar em solo gaúcho, a Brigada Militar colheu experiências e observações sobre as questões referentes à segurança do Mundial que auxiliarão em sua estratégia para 2014. Na sua explanação, o comandante-geral da Brigada Militar, o coronel João Carlos Trindade Lopes lembrou que a Copa que será realizada no Brasil não deve ser pensada apenas no aspecto turístico. “Nossa Copa tem tudo a ver com turismo, mas, para isso, precisamos garantir a segurança e o conforto de todos. Temos de ter certeza que a alegria do futebol permanecerá.”, afirmou o coronel Trindade.

Ao todo, a Brigada Militar realizou mais de 72 missões, entre observação de segurança nos estádios e nas fan fests. Uma das próximas ações da BM para continuar essa troca de experiências, segundo o comadante-geral, será trazer o chefe dos bombeiros e da polícia sul-africana que coordenaram o sistema de segurança da Copa 2010, para que possam palestrar e falarem dos erros e dos acertos ocorridos no megaevento da FIFA.

Publicada em www.portoalegre2014.rs.gov.br em 16/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário