segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Esporte Adaptado - história

Eu sei, prometi no post anterior dar exemplo de Esporte Adaptado. Durante a minha pesquisa, entretanto, verifiquei que eu não havia escrito sobre a história do Esporte Adaptado. Acho importante contextualizar, saber como surgiu, onde, para aí sim, podermos explicar uma das modalidades. Assim, no próximo post eu me comprometo a escrever sobre Vôlei Sentado, ok?

Por ora, vamos aos registros...

Na primeira década do século XX, iniciaram-se as atividades competitivas para jovens portadores de deficiências auditivas, especialmente em modalidades coletivas. Em 1922, foi fundada a Organização Mundial de Esportes para Surdos (CISS). As pessoas com essa deficiência chegavam a disputar sua própria competição, os Jogos Silenciosos. Por volta de 1920, tiveram início as atividades para jovens portadores de deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo.

No entanto, foi após a Segunda Guerra Mundial – entre 1944 e 1952 – que o esporte para portadores de deficiência física ganhou mais força. Isso devido ao estado físico em que os combatentes retornaram da guerra, diversos deles com vários tipos de mutilações. O esporte começou a ser usado como parte do tratamento.

Na Inglaterra, por exemplo, por iniciativa do médico Ludwig Guttmann, indivíduos com lesão medular ou amputações de membros inferiores começaram a praticar jogos esportivos em um hospital em Stoke Mandeville. Já nos Estados Unidos, por iniciativa da PVA (Paralyzed Veterans of América), surgiram as primeiras equipes de basquetebol em cadeira de rodas e as primeiras competições de atletismo e natação.

Já em 29 de julho de 1948, mesmo dia da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Londres, ocorreu a primeira competição para atletas com deficiência, em Stoke Mandeville. Os jogos de Mandeville foram realizados para paraplégicos completos e incompletos, onde os atletas eram classificados em categorias de acordo com o grau da deficiência. Quatro anos depois, holandeses entraram na competição, iniciando o movimento internacional, o Movimento Paraolímpico. A América do Sul começou a participar no final da década de 1950.

Em 1960, ocorre a primeira Paraolimpíada, em Roma. A décima quarta será em Londres, em 2012.

No Brasil...

No Brasil, o esporte adaptado surgiu em 1958 com a fundação de dois clubes esportivos. No dia 1º de abril, o cadeirante Robson Sampaio de Almeida, em parceria com seu amigo Aldo Miccolis, fundou o Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Sérgio Seraphin Del Grande - também deficiente físico - criou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo, dia 28 de julho.

A primeira participação do Brasil numa competição internacional foi nos II Jogos Parapanamericanos, ocorridos em Buenos Aires no ano de 1969. Três anos depois, o Brasil foi representado em sua primeira Paraolimpíada, sediada em Heidelberg (Alemanha). E em 1978, o Brasil sediou a quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos, no Rio de Janeiro, com participação exclusiva de cadeirantes.

Sabendo como tudo começou, poderemos tratar de modalidades específicas.

No próximo post, Vôlei Sentado.

Até! Vamo que vamo!!!

Fontes de pesquisa: Associação Desportiva para Deficientes http://www.add.org.br/esporteAdaptado/historia.php

Comitê Paraolímpico Brasileiro http://www.cpb.org.br/institucional/movimento-paraolimpico

O voleibol sentado: uma reflexão bibliográfica e histórica, disponível no site : http://www.efdeportes.com/


Publicado no blog www.travinha.com.br/blogs/superacao em 25/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário