quinta-feira, 27 de maio de 2010

Copa 2014: de futebol e de oportunidades

A Copa do Mundo de 2014 não é só um evento esportivo, mas uma oportunidade de desenvolvimento para as diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Compartilhando desse pensamento com a Secopa de Canoas, a secretaria extraordinária da Copa 2014-RS participou, na manhã dessa quarta-feira (26/05), do seminário “A Copa das Oportunidades”. O evento foi realizado no auditório do prédio 14 da Nova Ulbra.

O principal objetivo do encontro foi ressaltar a importância da realização do Mundial no Brasil e o legado que ele pode deixar para o país. Para tanto, foram apresentadas as ações que Canoas, Rio Grande do Sul e Brasil estão desenvolvendo, tanto para a Copa de 2010, quanto para a de 2014. Dessa forma, a Secopa de Canoas pretende mobilizar o empresariado e a população em geral a participarem ativamente da Copa 2014.

O Secretário Extraordinário da Copa 2014-RS, Ricardo de Freitas Lima, salientou a ideia de que a Copa deve ser um indutor de desenvolvimento e que as cidades não devem perder essa oportunidade. O Secretário esclareceu como os municípios do Rio Grande do Sul terão a chance de abrigar uma delegação, tornando-se Campo Base durante o Mundial. Terminado o prazo para a entrega dos materiais de candidatura, a próxima etapa será desenvolvida pela Secretaria. Uma equipe os reunirá em um único documento a ser entregue à governadora, que o levará para ser avaliado pela FIFA.

Além disso, as cidades poderão desenvolver as chamadas “Fan Fests”, nas quais os turistas que não forem ao estádio se reúnem em um local para assistir às partidas. Ricardo de Freitas Lima, no entanto, lembrou que nem todos os municípios irão receber o Mundial. “A Copa vai ser de quem estiver preparado. E este é o nosso desafio: se preparar e estarmos prontos para receber a Copa.”, acrescentou o Secretário da Copa 2014-RS.

Também participaram com palestras, com temas relevantes à realização do maior evento da FIFA - como negócios, turismo, capacitação de profissionais, segurança, mobilidade urbana - o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman; além da secretária extraordinária de Canoas, Rita de Cássia.

(publicada no site www.portoalegre2014.rs.gov.br em 27/05/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário