quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novo Lar Viamão – Esporte como integração




A foto ao lado é de um projeto que visitei nos tempos em que ainda trabalhava na UFRGS TV. Esse era um núcleo do Programa Segundo Tempo, da Secretaria do Esporte Educacional, ligada ao Ministério do Esporte.

Não estou aqui para fazer propaganda do governo, até porque não sei mais como estão os locais em que esse projeto ocorre e, se ele realmente está colocando em prática o que defende no papel.

Entretanto, acho positivo destacar aquilo que supera as palavras escritas, para tranformar-se em ações. E foi isso que eu vi ocorrer no Novo Lar de Menores de Viamão, instituição que integra a Inspetoria Salesiana.

Seguindo o objetivo do PST de “democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social” , o núcleo de Viamão proporcionava atividades esportivas educativas, tanto individuais quanto coletivas.

Durante o ano escolar, as atividades são realizadas no contraturno, evitando que a criança utilize o tempo ocioso para envolver-se com ações violentas, ou fiquem na rua sem fazer nada.

A visita que realizei lá foi durante as férias (em janeiro), e eles praticavam jogos educativos, como o vôlei cego. Nesse jogo, além dos jovens, participaram também as mães dos alunos. Dessa forma, o programa estimula também a integração entre as famílias e entre a criança e sua família.

E como não é possível fazer qualquer exercício de barriga fazia, quem participa do PST também ganha um lanche.

São essas ações que dão certo! É essa a razão de ser do esporte educacional. Com certeza, as crianças e jovens do PST aprendem e evoluem para o bem, com os ensinamentos que a prática esportiva, o jogo, traz.

O núcleo do Novo Lar não conseguiu renovar com o Ministério do Esporte, mas suas demais atividades continuam. E um dia escreverei sobre elas…

O que é o Vôlei Cego?

A quadra de voleibol é dividida por um varal ou uma corda, como se fosse a rede oficial. Entretanto, a visão para o outro lado da quadra é tapado com lençois. As equipes possuem igual número de participantes e as regras são as mesmas do vôlei comum ou pode-se adaptar, como por exemplo a bola poder quicar uma vez , dar mais de um toque por pessoa, passar a bola com determinado toque , etc. O j

ogo segue até a pontuação ser completada ou alguma outra forma estipulada pelo professor.

O fotógrafo

O autor da foto é o Irmão Newton Klechowicz. Um amigo e grande incentivador e atuante em atividades com crianças e adolescentes.

Fontes: Site do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br)

http://www.cdof.com.br/aulas28.htm

(publicado no blog SuperAção http://travinha.com.br/blogs/superacao/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário