quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esporte Educacional: além do escolar.

Olá pessoal,

Conversando com a minha irmã (que é professora de educação física), nesse final de semana, notei que é preciso ressaltar que Esporte Educacional é diferente de Esporte Escolar. Vai além. O esporte educacional pode ser praticado na escola, através da educação física, mas também em outros espaços educativos. O importante é que ele tenha objetivos educacionais inerentes aos princípios de cidadania, de diversidade, de inclusão social e de democracia. São as manifestações esportivas as quais se atribuem compromissos pedagógicos no âmbito da educação e formação de crianças e adolescentes. Ele colabora na formação de valores, hábitos e atitudes.

Para entender um pouco melhor, a palavra de alguns autores:

“O esporte educacional pressupõe o esporte como um patrimônio cultural da humanidade e como tal constitui um acervo a ser amplamente disseminado para que todos tenham acesso a ele, usufruam, transformem, transmitam e assim dêem seguimento ao seu contínuo processo de construção” (TANI, 2007).

"Se antes (o esporte) era uma atividade quase exclusivamente orientada e estruturada para o alto rendimento e a competição organizada, para a afirmação dos esteriótipos da juventude forte e saudável, da virilidade e masculinidade, o esporte passou progressivamente a ser uma prática aberta a todas as pessoas e idades e a todos os estados de condição física e sócio-cultural. Expandiu-se e conquistou novas terras, ou seja, à vocação original da excelência e do alto-rendimento adicionou a instrumentalização ao serviço das mais distintas finalidades: saúde, recreação e lazer, aptidão, estética, reabilitação e inclusão." (BENTO, 2007, p.21).

SuperAção...É desse esporte que estamos falando...

No próximo post, as diferenças entre Esporte Educacional e Esporte de Alto Rendimento.

Continuem acompanhando, comentando. Também aguardo sugestões pelo e-mail: nathalia.ely@travinha.com.br

Até ...Vamo que vamo!!

Fonte: A Cultura Corporal do Movimento Humano e o Esporte Educacional - Adroaldo Gaya e Lisiane Torres. Apresentação do processo de capacitação regional de 2008 do Programa Segundo Tempo (Ministério do Esporte).

(Texto para o blog SuperAção - 05/05/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário